Newsletter
A Celebrar os seus momentos desde 1864
As suas Compras Vazio 0,00 €

Não tem produtos no seu carrinho!

O que significa ouro de 19.2kt (quilates)?

Os artefactos de ourivesaria são executados em metais preciosos como ouro, prata e platina sob a forma de liga (ligados com outros metais) para garantir as características técnicas necessárias à execução de uma peça como dureza e cor.

A quantidade de ouro presente na liga de um artefacto de ourivesaria (tecnicamente designado por “toque do ouro”) é indicada ao consumidor através do contraste (símbolo colocado pela Imprensa Nacional Casa da Moeda).

Assim sendo, quando um artefacto de ourivesaria em ouro apresenta um contraste de:

  • 19,2kt (quilates) ou 800‰ (milésimas) informa o consumidor que o artefacto de ourivesaria é constituído no mínimo por 80% de ouro, correspondendo o restante a outros metais constituintes da liga. Este toque corresponde ao denominado “Ouro Português”.
  • 18kt (quilates) ou 750‰ (milésimas) informa o consumidor que o artefacto de ourivesaria é constituído no mínimo por 75% de ouro, correspondendo o restante a outros metais constituintes da liga.
  • 14kt (quilates) ou 585‰ (milésimas) informa o consumidor que o artefacto de ourivesaria é constituído no mínimo por 58,5% de ouro, correspondendo o restante a outros metais constituintes da liga.
  • 9kt (quilates) ou 375‰ (milésimas) informa que o artefacto de ourivesaria é constituído no mínimo por 37,5% de ouro, correspondendo o restante a outros metais constituintes da liga.

As barras em ouro correspondem a ouro de 24kt (quilates) ou 999‰ (milésimas), isto é, ouro não ligado com outros metais.

Menos comum, mas também permitido na legislação Portuguesa é o ouro de 22kt (quilates) ou 916‰, informativo de que o artefacto de ourivesaria é constituído no mínimo por 91,6% de ouro, correspondendo o restante a outros metais constituintes da liga.

 O que significa “Ouro de Lei”?

Esta é uma forma generalista de informar o “toque do ouro”. Um artefacto nunca pode ser executado em “Ouro de Lei”, pois tem sempre um toque específico como 24kt, 22kt, 19,2kt, 18kt, 14kt ou 9kt.

 

Lembre-se, quando compra uma peça de ourivesaria, informe-se sempre relativamente ao “toque do ouro” ou seja, à quantidade de ouro presente na liga constituinte do artefacto de ourivesaria que está a comprar. 


 O que significa prata 925‰ (milésimas)?

Da mesma forma que para o ouro, os artefactos de ourivesaria em prata têm de ser executados sob a forma de liga (ligados com outros metais). Assim, a quantidade de prata presente na liga de um artefacto de ourivesaria é indicada ao consumidor através do contraste:

  • 925‰ informa o consumidor que o artefacto de ourivesaria é constituído no mínimo por 92,5% de prata, correspondendo o restante a outros metais constituintes da liga.
  • 835‰ informa o consumidor que o artefacto de ourivesaria é constituído no mínimo por 83,5% de prata, correspondendo o restante a outros metais constituintes da liga.

As barras em prata correspondem a prata 999‰ (milésimas), isto é, prata não ligada com outros metais.

 

 Todos os artefactos de ourivesaria têm que ter aposto o contraste informativo do metal precioso e respectivo toque.